Ljubomir Stanisic é o novo chef consultor do Hotel Sublime Comporta

O jugoslavo Ljubomir Stanisic é o novo chef consultor do restaurante Sem Porta do hotel Sublime Comporta. Nascido em Sarajevo em 1978, iniciou a sua especialização em Química Alimentar em Belgrado, onde também frequentou os cursos de Padaria e Pastelaria e de Cozinha Internacional. Chegou a Portugal em 1997 depois de passar pela Hungria, França e Espanha.

O antigo restaurante Celeiro, com arquitectura inspirada nos antigos celeiros da zona, chama-se agora Sem Porta, onde se privilegiam os produtos e produtores locais, os saberes e sabores regionais e nacionais.

No Sublime Comporta, o chef Ljubomir quer prestar uma homenagem à região e suas tradições, extraindo dela os ingredientes necessários para conceber uma cozinha de sentidos despertos.

A proposta do chef  e da sua equipa aqui liderada pelo iraniano-dinamarquês, novo chef executivo do Sem Porta, Salar Kayhan é muito mais do que trazer para a mesa um conjunto de sabores. O objectivo é transpor para o prato uma preocupação com o mundo, respeitando os valores de localidade, sustentabilidade, e sazonalidade.

A proposta do responsável pelos restaurantes 100 Maneiras para o Sublime Comporta passa também pelo bar onde, em conjunto com a equipa de bartenders do Bistro 100 Maneiras, Jorge Camilo e Daniel Zamith, se criou uma lista de cocktails com identidade própria.

Na sua carreira de 20 anos,Ljubomir Stanisic trabalhou com chefes como Vítor Sobral (na Cervejaria Lusitana) e Fernando Barcena no restaurante Aldebaran (1 estrela Michelin), em Badajoz. Passou pelo Hotel Albatroz e Hotel Fortaleza do Guincho (1 estrela Michelin). Em 2004 abriu o primeiro restaurante em Cascais, o 100 Maneiras.