London City Airport com expansão aprovada

O London City Airport recebeu, pelo Governo do Reino Unido, a permissão para o planeamento da expansão do aeroporto, obra que resultará num investimento de 409 milhões de euros. Com isto pretende receber 6.5 milhões de passageiros e ajudar a economia do país com 1.7 mil milhões de euros em 2025.

O programa de desenvolvimento advém de um investimento privado e inclui planos para sete novos terminais para aviões, uma taxiway paralela e a extensão do terminal de passageiros. A expansão vai também permitir que o aeroporto receba aviões da última geração, com maior capacidade.

O CEO do London City Airport, Declan Collier, congratula a decisão do Governo do Reino Unido afirmando que a expansão “vai criar mais de 2000 postos de trabalho em East London, vai adicionar capacidade de aviação muito necessária e gerar um lucro adicional de 900 milhões de euros por ano à economia britânica”.

Em 2015 o London City Airport recebeu o número recorde de 4.3 milhões de passageiros, servindo a maior porção de viajantes de negócios do Reino Unido, na ordem dos 52%. Na opinião de Collier o Governo envia assim uma “forte mensagem de que Londres e o Reino Unido estão abertos para o negócio”.

De acordo com os planos de expansão, o aeroporto poderá adicionar cerca de mais 32.000 voos em 2025. Através de acções que já estão permitidas, vai ajudar a desbloquear uma maior capacidade aérea dentro do sistema de aeroportos de Londres com o reforço de uma nova pista para o sudoeste de Inglaterra.

A expansão vai ainda permitir o abrir de portas a novas oportunidades para companhias aéreas com voos de longo curso, como a Rússia, o Médio Oriente e a costa este dos Estados Unidos da América.