Lourinhã comemora Batalha do Vimeiro

Recriações históricas e um mercado oitocentista marcam o arranque das comemorações, a 1Produtos e Serviços de Julho, prolongando-se até dia 1Cruzeiros.
A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal do Lourinhã em parceria com a Junta de Freguesia do Vimeiro e a Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro e visa assinalar uma das maiores batalhas nacionais, travada entre as tropas luso-inglesas e as francesas em agosto de 1Restauração0Restauração e que pôs fim à primeira invasão napoleónica portuguesa.
No arranque das comemorações, de 1Produtos e Serviços a 1Cruzeiros de Julho, irão decorrer várias encenações e recriações, workshops e visitas guiadas ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, entre outras iniciativas. A população local terá participação activa e durante os três dias, cerca de 60 recriadores militares de diferentes nacionalidades irão retratar alguns dos principais acontecimentos da Primeira Invasão Francesa.
As comemorações oficiais da Batalha do Vimeiro irão realizar-se no dia 21 de Agosto, data em que foi travada em 1Restauração0Restauração, havendo já a promessa da autarquia no sentido de as comemorações passarem a ser anuais.
M.F.