Luxair aposta em Portugal

A transportadora aérea do Luxemburgo, Luxair aposta forte em Portugal, tendo começado a operar para Lisboa com cinco voos semanais (excepto ao sábado e ao domingo) e para o Porto com seis frequências por semana (excepto ao sábado), em ligações de ano inteiro.

Com esta estratégia, a Luxair espera, em 2017, transportar na rota de Lisboa cerca de 60 mil passageiros, um crescimento de 17% face a este ano, uma vez que passou de três para cinco ligações semanais, e na rota do Porto, que mantém o mesmo número de voos, chegar aos 90 mil passageiros, revelou ao turisver.com, Benoît Berger, vice-presidente Sales & Revenue Management da companhia aérea.

Berger deu a conhecer a operadores turísticos e agentes de viagens as novidades da companhia e os propósitos da operação de Portugal, que é assegurada no mercado nacional pela ATR, durante uma apresentação que decorreu esta quinta-feira na Embaixada do Luxemburgo, em Lisboa, à qual se juntou também Patrick Even, do departamento de Product & Trade do Turismo daquele país.

A aposta em Portugal explica-se devido ao elevado número de emigrantes portugueses que vivem no Luxemburgo, que se deslocam várias vezes por ano em visita a familiares, ao elevado número de negócios, mas também porque se pretende incrementar o turismo entre os dois países. Assim, a bordo dos aviões da Luxair 23% dos passageiros referem-se a negócios e 77% a lazer.

As rotas do Porto e Lisboa são operadas pelos Boeing 737-700 e 737-800 com capacidades para 141 passageiros e 184, respectivamente, em classes económica e executiva, dependendo do dia e mês. No entanto, a transportadora aérea assegurou que, independentemente da tarifa, o bilhete de passagem inclui os serviços básicos, bagagem de porão e de cabina, refeição e pré-reserva de lugar, ao mesmo tempo que permite aos passageiros fazer reservas e check-in online no seu novíssimo site www.luxair.pt, ou a partir dos dispositivos móveis em moblibe.luxair.lu.

Fundada em 1948, a Luxair transportou o ano passado 1,6 milhões de passageiros, mais 11% que em 2014, tendo operado 28.430 voos, com um load factor médio de 71%. A sua frota é constituída por dois Embraer ERJ145, 10 Bombardier Q400, dois B737-700 e quatro B737-800. Apesar da companhia não ser membro da Star Alliance, a Lufthansa é uma das suas accionistas, e por isso é possível usar o Miles and More como programa de fidelidade para acumular pontos.