Luxor acolhe Conselho Executivo da OMT em Outubro

Luxor, no Egipto, será sede da 104ª reunião do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), a ter lugar entre 30 de Outubro e 1 de Novembro próximo. A última reunião do conselho decorreu em Maio último na cidade espanhola de Málaga.

Refira-se que Luxor foi eleita unanimamente como a capital do turismo mundial em 2016 por parte do Conselho Executivo da OMT, tendo o Egipto presidido a última reunião do conselho que teve como temas o turismo, segurança, facilitação de viagens, sustentabilidade e novas tecnologias.

Para além de abordar a relação entre o turismo e as novas tecnologias, sustentabilidade e segurança e facilitação das viagens, o Conselho aprovou as orientações para as comemorações do Ano Internacional de Turismo Sustentável para Desenvolvimento, que será assinalado em 2017 por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Com mais de 300 representantes de 50 países, incluindo 17 ministros e secretários de Estado do Turismo, a 103ª edição do Conselho Executivo da OMT, a reunião de Málaga acordou também que Luxor receba nos dias 1,2 e 3 de Novembro deste ano, a quinta Cimeira Mundial sobre turismo de cidade.

Portugal é membro deste conselho, para o qual foi eleito em Setembro do ano passado.