Mação debate potencialidades do património cultural

Um debate sobre as potencialidades do património cultural associado a actividades de turismo sustentável, vai ter lugar esta terça-feira, pelas 18 horas, no Museu de Arte Pré-Histórica de Mação.

A iniciativa integra-se nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, e contará com intervenções do presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela, do director científico do Museu, Luiz Oosterbeek, do historiador João de Matos Filipe e do coordenador da associação Pinhal Maior, Augusto Nogueira.

Refira-se que o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que este ano se celebra sob o lema “Património Cultural e Turismo Sustentável”, visa sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua protecção e valorização. Celebrando o património nacional, comemora também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo.

Por todo o país participam este ano 670 entidades, distribuídas por  176 concelhos, através da realização de 910 actividades dirigidas a diferentes públicos, tais como visitas guiadas, percursos orientados, itinerários culturais, ateliês lúdicos, oficinas pedagógicas, workshops, exposições, conferências, seminários e espectáculos artísticos.