Madalena vai ser a Cidade do Vinho em 2017

O concelho da Madalena, na ilha do Pico (Açores) foi a vencedora da candidatura “Cidade Portuguesa do Vinho 2017”, depois de uma disputa muito renhida, informou a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).

O município açoriano competia com Moura, Pinhel, Vila Nova de Foz Côa e uma candidatura conjunta das autarquias de Alenquer e de Torres Vedras.

Em declarações à Lusa, Pedro Magalhães Ribeiro afirmou que esta distinção poderá trazer visibilidade à produção vinícola da Madalena, ajudando a potenciar o sector naquele território, bem como o segmento do enoturismo, atraindo eventos e criar maior notoriedade à ilha do Pico.

A paisagem da cultura da vinha da ilha do Pico foi, em 2004, classificada como Património Mundial pela UNESCO, abrangendo milhares de pequenos currais de vinha, construídos em pedra, e erguidos para proteger as videiras do vento e da água do mar.

A iniciativa Cidade do Vinho, que visa valorizar a riqueza, a diversidade e as características comuns dos territórios associados à cultura do vinho, surgiu em 2009, ano em que Palmela arrecadou o título, sendo que Lagoa foi o concelho distinguido em 2016. Durante o seu mandato, a cidade vencedora elaborará um programa de acções culturais, de formação e de sensibilização ligadas ao vinho, com visibilidade nacional.