Madeira alinha estratégia com o Turismo de Portugal

Eduardo Jesus, secretário regional de Turismo e Cultura, e António Jardim Fernandes, director da Associação de Promoção da Madeira, reuniram com o Turismo de Portugal para discutir a optimização de ligações aéreas, de novas rotas e do reforço daquelas que já existem.

Para Eduardo Jesus, a reunião da passada quarta-feira “vai permitir não só resolver problemas actuais mas, acima de tudo, perspectivar soluções de futuro”. Acentuou, também, ser notório “o compromisso que existe do Turismo de Portugal em envolver toda a sua rede para trabalhar em prol do destino Madeira”.

O trabalho conjunto havia iniciado já no decorrer do World Travel Market no início do mês. Agora foi feita uma análise de mercado, em que “vimos aeroporto a aeroporto, origem a origem, o movimento que existe, a ocupação das aeronaves, as rotas que se perderam e como podem ser substituídas, e as rotas que estão a ser trabalhadas”.

Eduardo Jesus avança que, num primeiro momento, a preocupação prende-se com as ligações já existentes: “Nas ligações que já existem é preciso trabalhar para optimizar os aparelhos, para que venham mais pessoas”. Num segundo momento o foco muda para a atracção de novas rotas, em que se apurará “o que é preciso para incrementar novas frequências em rotas existentes ou recuperação de algumas rotas perdidas por via de falências”.

Em cima da mesa esteve, também, a possibilidade de serem utilizados outros hubs, além dos tradicionais para a Madeira, para serem encontradas plataformas “onde se consiga captar grande número de passageiros vindos de outros países e de outras regiões”. Foram igualmente analisados aspectos ligados a operações que precisam de maior notoriedade do destino na origem “para captar novos públicos”.