Maravilhas de Portugal chegam ao Cultural Institute do Google

O Google passeou durante 62 dias por Portugal para registar imagens de 5Produtos e Serviços locais emblemáticos do nosso país, de Norte a Sul. O resultado é uma visita virtual pelo património português inserido no Google Cultural Institute e Google Maps.
Agora já é possível visitar algum do património artístico, natural, arquitectónico e cultural do país com imagens captadas em 360º e colocadas no Google Maps, disponíveis através da ferramenta Street View.
Paralelamente, ícones como os Mosteiros do Jerónimos, da Batalha e de Alcobaça, Palácio da Pena, Muralhas da Vila de Óbidos ou o Castelo de Guimarães entram na Colecção “Maravilhas de Portugal” do Google Cultural Institute (www.google.com/culturalinstitute), uma ferramenta do motor de pesquisa que permite dar a conhecer ao mundo e em detalhe alguns dos mais emblemáticos monumentos mundiais e seus acervos.
Trata-se de numa iniciativa gratuita “que a Google oferece às instituições culturais de todo o mundo”, explicou Luisella Mazza, gerente de Programas do Google Cultural Institute, durante a apresentação das “Maravilhas de Portugal” que decorreu ontem na Torre de Belém.
Presente esteve também o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, que se referiu a este projecto como “um esforço de valorização de Portugal no mundo, pelo seu património, cultura e identidade”, esperando com isso que “as visitas virtuais incentivem as visitas in sítio, pois nada substitui a plenitude de fruição de um bem natural e cultural do que a sua presença física e envolvente”.
O projecto, realizado em parceria com a Direcção Geral do Património Cultural, “é mais um passo no trabalho que a Google tem vindo a desenvolver na digitalização do património português, com o objectivo de apoiar a divulgação dentro e fora de portas da riqueza cultural do país, contribuindo também para a atracção de mais turistas, com o consequente impacto na economia portuguesa”, disse por sua vez Francisco Ruiz Antón, director de Políticas Públicas e representante da Google em Portugal e Espanha.
A Colecção “Maravilhas de Portugal” representa a maior expansão do projecto de digitalização do património português desde 20Associativismo, altura em que foram disponibilizados 23 novos locais de interesse cultural, natural e arquitectónico.
S.C.F.