Março: Hotelaria em Lisboa cresce em todos os indicadores

Todos os indicadores da hotelaria da região de Lisboa analisados pelo Observatório do Turismo de Lisboa apresentaram subidas durante o mês de Março de 2017, confirmando assim a tendência ascendente do ano.

No que se refere apenas à cidade de Lisboa, a ocupação média por quarto cresceu de 71,35% para 79,48% (um aumento percentual de 11,4%), com os estabelecimentos hoteleiros de 5 estrelas a registarem um crescimento de 14% face ao período homólogo de 2016, enquanto na região, este item teve um aumento médio de 8,3% na procura, com progressão foi mais expressiva nas unidades hoteleiras de 3 estrelas, em que o crescimento atingiu 10,2%.

Crescimento foi o que também se verificou no preço médio por quarto vendido (Average) na capital, com uma subida percentual de 4,9% em relação ao mês homólogo do ano passado. Na região de Lisboa a variação do Average foi positiva em 4,2%, com os preços médios a oscilarem entre 53,36 euros nas unidades de 3 estrelas e os 137,50 euros nos estabelecimentos de 5 estrelas.

Em relação ao preço médio por quarto disponível (RevPar) em Lisboa, a variação foi ainda mais favorável para os empresários hoteleiros, com um aumento de 16,9% no período em análise. A subida mais relevante ocorreu ao nível dos estabelecimentos de 5 estrelas, com 24,7% de aumento médio. A área metropolitana de Lisboa conheceu, neste período e neste indicador, um acréscimo médio de 13,9%, com subidas a terem lugar em todos os segmentos, mas com destaque para as unidades hoteleiras de cinco estrelas (+15,9%)

No acumulado de Janeiro a Março tanto Lisboa como a área metropolitana registaram crescimentos em todos os indicadores.