Menos turistas na Catalunha em Outubro

Embora continuando a liderar o ranking dos destinos turísticos de Espanha, a Catalunha foi a única região autónoma espanhola a ver diminuir o número de turistas internacionais no mês de Outubro, de acordo com dados publicados esta quinta-feira, 30 de Novembro, pelo Instituto Nacional de Estatística de Espanha.

Em Outubro, Espanha recebeu um total de 7,3 milhões de turistas estrangeiros, +1,8% que no mesmo mês do ano passado. Destes, cerca de 20,5% tiveram como destino a Catalunha, que se manteve como principal destino turístico de Espanha, com 1,5 milhões de turistas estrangeiros, número que reflecte, no entanto, uma quebra de -4,7% face a Outubro de 2016 e que transforma esta região autónoma espanhola na única que teve resultados negativos no 10º mês do ano.

A crise política que se tem vivido na Catalunha é apontada como a grande causa da diminuição de turistas estrangeiros como da quebra na ocupação hoteleira e nas receitas turísticas que se está a fazer sentir na região.

No acumulado do ano, Espanha já recebeu 73,4 milhões de turistas estrangeiros, num aumento homólogo de 9,2%. No mesmo período de tempo, a Catalunha recebeu 17,2 milhões de turistas internacionais, +6,6% que no mesmo período do ano passado.