Metade dos turistas que procura enoturismo em Portugal são brasileiros

Metade dos turistas que visitam o enoturismo em Portugal são estrangeiros e cerca de metade destes são brasileiros, concluiu um inquérito realizado pelo Turismo de Portugal a mais de 300 produtores de vinho.

Nas preferências do enoturismo (empresas que produzem vinho, fazem visitas, provas e venda) seguem-se o Reino Unido, Alemanha e França, com maior procura durante a época de vindimas, em Setembro. No entanto, os meses de Agosto e Julho são também vistos como alturas fortes (para 17% dos empresários), seguidos de Maio, Junho e Outubro.

“A análise dos dados permite realçar o contributo das actividades de enoturismo como mitigadoras da sazonalidade: para além de atraírem turistas para territórios menos massificados turisticamente, atraem-nos também fora da época alta”, afirma o Turismo de Portugal.

Segundo o estudo, 75% dos inquiridos acredita que irá atrair mais turistas este ano. Quando questionadas sobre o seu volume de negócios, 63% das empresas confirmaram um aumento no ano de 2014. Apenas 10% mencionaram um decréscimo das vendas. E um inquérito realizado pelo Turismo de Portugal demonstrou que existem boas expectativas de crescimento do negócio em 2015.

As unidades produtoras de vinho nacionais têm vindo a melhorar a oferta para os turistas. E as regiões do Douro e do Alentejo caracterizam-se pelo maior número de áreas de enoturismo.