Ministra do Mar aposta no sector dos cruzeiros

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, afirmou que o novo terminal de cruzeiros em Santa Apolónia, em Lisboa, é “um elemento emblemático”, não só para a cidade mas também para a economia do mar e do turismo de cruzeiro.

Na visita à futura gare de cruzeiros, a ministra, de acordo com o site Portos de Portugal, referiu que o novo edifício “irá melhorar bastante a qualidade de vida e a economia da cidade, da região e do País”.

“Teremos uma infra-estrutura que ainda dará para alguns anos e para acolher o crescimento que esperamos que exista”, acrescentou, dizendo que o turismo de cruzeiros é uma área que está a ter «crescimentos imensos”.

A ministra afirmou que “o movimento de Maio deste ano cresceu 27% relativamente ao período homólogo do ano passado”, o que significa que “existe muita margem de crescimento e que este potencial de crescimento se está a concretizar”.

O terminal, com conclusão prevista para este Verão, permitirá receber mais cruzeiros e mais passageiros em melhores condições.

A perspectiva é que o novo terminal de cruzeiros tenha um tráfego de 800 mil passageiros por ano e uma capacidade limite de 1,8 milhões de pessoas. Com um investimento privado de 22,7 milhões de euros, são esperados efeitos directos, indirectos e induzidos na economia de mais de 100 milhões de euros até 2020.