Ministro da Economia preside na Fitur a iniciativas de cooperação entre regiões portuguesas e espanholas

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, que vai estar presente na Fitur juntamente com a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, participa, entre outras, na apresentação de duas acções – da marca “Turismo RESOE” e Estratégia “EUROACE 2018” para os mercados norte-americano e chinês – inseridas na estratégia de cooperação transfronteiriça na área do turismo entre a região Centro de Portugal e regiões portuguesas e espanholas.

As acções serão apresentadas em dois momentos diferentes, a acontecer no dia 17 de Janeiro, durante a Fitur, pelas 12h45, no stand da Junta de Turismo das Astúrias (pavilhão 9, stand 11C), e pelas 13h30, no stand da Junta de Turismo da Extremadura, respectivamente.

A RESOE é a macro-região do Sudoeste Europeu, que junta o Centro de Portugal, o Porto e Norte de Portugal, a Galiza, as Astúrias, a Cantábria e Castela e Leão. Nesta acção, será apresentada uma marca comum de turismo, com base na ideia “O Caminho que nos une”. Os representantes das seis regiões transfronteiriças que integram a macro- região farão intervenções, seguindo-se a apresentação do vídeo promocional do projecto “Turismo RESOE”. O encerramento estará a cargo do Conselheiro de Emprego, Indústria e Turismo das Astúrias, Isaac Pola Alonso, e do ministro da Economia de Portugal.

A EUROACE é a euro-região que congrega o Centro de Portugal, o Alentejo e a Extremadura espanhola. Nesta acção, será apresentada a estratégia de posicionamento da EUROACE nos mercados turísticos dos Estados Unidos e da China, bem como a marca comum “Turismo EUROACE”. Haverá intervenções de Francisco Martín Simón, director do Turismo da Extremadura, Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal e da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, Vítor Silva, presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo. O encerramento estará a cargo do presidente da Junta de Extremadura, Guillermo Fernández Vara, e de Manuel Caldeira Cabral.