Ministros do Turismo da CPLP reunidos no Brasil

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, estará, esta quarta e quinta-feira em Foz do Iguaçú (Brasil), a participar na IX Reunião de Ministros do Turismo da CPLP.

O Ministério do Turismo do Brasil é o anfitrião da IX Reunião de Ministros de Turismo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), sob o tema “Os desafios da implementação da agenda 2030 nos países da CPLP“.

Após a passagem da coordenação desta reunião ministerial, pela República Democrática de Timor-Leste para o Brasil, a agenda contempla a adopção do Plano de Acção para o período 2017-2019, baseado nas linhas orientadoras do Plano Estratégico de Cooperação em Turismo da CPLP. A IX Reunião de Ministros de Turismo vai, ainda, proceder à adopção da Declaração de Foz do Iguaçú.

Refira-se que XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP saudou a adopção histórica pelas Nações Unidas, a 25 de Setembro de 2015, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Na cimeira de Brasília, decorrida nos dias 31 de Outubro e 1 de Novembro de 2016, os Chefes de Estado e de Governo da Comunidade declararam constituir a Agenda 2030 um “plano de acção global e visão comum para alcançar o desenvolvimento sustentável até 2030 nas suas três dimensões: social, económica e ambiental”.