Minor compra participação da HNA no NH Hotels Group

O grupo tailandês Minor Internacional, proprietário dos hotéis Tivoli, anunciou esta quarta-feira, 6 de Junho, ter chegado a acordo com o HNA Group para aquisição da sua participação de 25,2% no capital do NH Hotel Group. A realizar em duas fases, a operação envolve um montante de 619 milhões de euros.

O pagamento dos 619 milhões ao grupo chinês HNA (o mesmo que é accionista da TAP) vai ser realizado em duas tranches, a primeira já a 15 de Junho e a segunda três meses depois.

A operação agora anunciada sucede-se a uma outra que resultou na aquisição, pelo Grupo Minor International, de uma participação de 8,6 % no capital do NH Group pelo montante de 192 milhões de euros, mas a imprensa espanhola tem vindo a adiantar que o objectivo da Minor é adquirir a totalidade do grupo hoteleiro espanhol, através do lançamento de uma OPA.

“Hoje entramos numa nova era através de uma estratégia de investimento que visa consolidar a nossa participação da indústria hoteleira europeia”, disse Dillip Rajakarier, CEO da Minor, comentando a operação. O responsável frisou ainda que a Minor vai criar “uma rede com mais de 540 hotéis na Ásia, Oceânia, Médio Oriente, África e Europa” a qual permitirá a ambas as companhias “capitalizar tanto as nossas posições de liderança em áreas-chave do crescimento como complementar o nosso vasto portefólio de activos e marcas, as nossas plataformas tecnológicas e o nosso excelente capital humano. Referiu igualmente que a Minor International “pode apoiar o Grupo NH com a sua experiência no sector da restauração” potenciando a experiência do cliente e maximizando as receitas do grupo”.