Município quer colocar Braga no roteiro do turismo asiático

Braga quer, a curto prazo, entrar no roteiro do turismo asiático. É a convicção do presidente da autarquia, Ricardo Rio, que está a trabalhar no sentido do estabelecimento de um acordo de parceria e geminação com a cidade chinesa de Shenyang, com oito milhões de habitantes.

O objectivo do município de Braga é atrair ao concelho cada vez mais turistas da China, aproveitando o contexto de uma afluência crescente destes turistas ao Porto, Lisboa e até ao Algarve.

Os números mais recentes divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) quanto ao turismo são animadores para Braga e, no final da última reunião do executivo municipal, o presidente da Câmara destacou o posicionamento de Braga como “um destino turístico relevante”.

Ricardo Rio destacou as 413 mil dormidas e um reforço de 34% no número de hóspedes, entre 2013 e 2015, bem como o crescimento sustentado da oferta de camas no concelho no mesmo período. A oferta de alojamento vai ainda ser reforçada com novos projectos em fase de estudo.

Segundo o autarca, a par da promoção turística enquadrada em iniciativas conjuntas de âmbito regional e nacional, Braga tem vindo a prosseguir com uma estratégia própria de que é exemplo o contacto com o corpo diplomático que tem permitido chegar a muitos operadores e a captar cada vez mais turistas.