Museu de Leiria entre os melhores da Europa

O Museu de Leiria venceu sábado em Zagreb, na Croácia, o Prémio Silletto, um dos galardões mais importantes atribuídos na cerimónia anual dos prémios do European Museum Forum, atribuído em Zagreb, na Croácia. A ER Turismo Centro de Portugal já se congratulou com o prémio.

O Prémio Silleto é atribuído a museus que nos últimos dois anos tenham demonstrado excelência no envolvimento da comunidade local no planeamento e desenvolvimento de projectos de museus e de património ou que têm atraído um excelente apoio do seu trabalho com os voluntários, com o objectivo de melhorar a qualidade pública do museu.

À Agência Lusa, a coordenadora do Museu de Leiria, Vânia Carvalho, sublinhou a importância deste galardão para a cidade e para as “centenas de pessoas que durante todos estes anos lutaram para que em Leiria existisse um museu que o representasse e em que se revissem”.

Em comunicado, também a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal se congratulou com o prémio, com o seu presidente, Pedro Machado, a elogiar a “distinção justíssima”, dado que, afirmou, “o Museu de Leiria é um exemplo a seguir, pela dedicação de quem lá trabalha e pela forma como está inserido na cidade”. O responsável destacou ainda que este galardão “além de ser um orgulho para Leiria, é também um prémio que distingue a Cultura, em especial os Museus, e o Turismo do Centro de Portugal”.

Refira-se que além do Museu de Leiria estavam também nomeados o Museu do Dinheiro, em Lisboa, e o Newsmuseum, em Sintra.