Museus portugueses em destaque de 18 a 20 de Maio

O Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, celebra-se anualmente a 18 de Maio, através da organização de diversas actividades em museus de todo o país, enquanto a  Noite Europeia dos Museus, criada pelo Ministério francês da Cultura e da Comunicação, irá decorrer a 20 de Maio, e os museus portugueses irão associar-se, uma vez mais, a estas celebrações.

Em 2017, o ICOM definiu o tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus” como mote para uma reflexão do papel dos museus nas comunidades e na sociedade em geral.

O tema escolhido para as celebrações deste ano visa sensibilizar as populações para a importância do conhecimento, salvaguarda e valorização do património cultural. No âmbito desta iniciativa, diversas instituições promovem actividades dirigidas a públicos distintos – infanto-juvenil, adulto, pessoas com necessidades especiais, famílias, grupos, entre outros -, proporcionando-lhes experiências atractivas e fora da oferta habitual (espectáculos artísticos, animações de rua, recriações históricas,  workshops, visitas temáticas, visitas a espaços habitualmente encerrados, inauguração de exposições, e conferências.

A Direcção-Geral do Património Cultural, coordenadora nacional do evento, convida os espaços museológicos que integram a Rede Portuguesa de Museus a organizarem iniciativas com o objectivo de aprofundar a sua ligação com os visitantes e de envolver novos públicos em torno do conhecimento das colcções e da salvaguarda e valorização do património cultural.