Nasce em Monção 1º hotel de turismo criativo do Norte de Portugal

O Hotel Rural Convento dos Capuchos, em Monção, é o primeiro hotel de turismo criativo do Norte do país, que a partir de agora disponibiliza aos seus hóspedes oficinas criativas nas áreas da fotografia, urban sketching, pintura e artes plásticas, numa parceria com o projecto “Monção nas Mãos”.

As oficinas criativas decorrem nos espaços ajardinados e patrimoniais daquela unidade hoteleira monçanense em datas específicas acordadas pelos parceiros mas também sempre que haja interesse dos hóspedes em usufruírem de uma experiência que complemente o descanso e o lazer com a aprendizagem e a criatividade.
Este contacto com a arte será proporcionado por artistas locais, assumindo-se como um veículo de proximidade para transmitir aos visitantes um maior conhecimento dos lugares e das pessoas desta região.
O projecto “Monção nas Mãos – Turismo Criativo”, nascido em 2016 pela mão de Nélson Azevedo, consultor em turismo, tem como objetivo “transformar” o turista passivo em interveniente activo da sua própria viagem, convidando-o a envolver-se nas tradições e actividades locais.
O Hotel Rural Convento dos Capuchos, antigo convento datado do século XVII e ligado à Ordem dos franciscanos, funciona como unidade hoteleira desde 2008. A adaptação estrutural e espacial caracterizou-se por uma intervenção entre o antigo e o moderno, respeitando o legado histórico que o Convento dos Capuchos representa no concelho.