Nazaré volta a conquistar “Óscares das ondas”

A Nazaré voltou a conquistar o prémio mundial para a maior onda do ano, nos “Big Wave Awards” da Liga Mundial de Surf, considerados os “óscares das ondas”.

A cerimónia, realizada este fim-de-semana na Califórnia (EUA), premiou o italiano Francisco Porcella, por uma onda de 22 metros que surfou na Praia do Norte, no início deste ano.

Entre as cinco finalistas da XXL Biggest Wave Award, estavam quatro ondas da Praia do Norte. Além da vencedora, estavam nomeadas ondas surfadas pelo português Hugo Vau, pelo norte-americano Trevor Sven Carlson e pelo alemão Sebastian Steudtner.

“Esta é mais uma demonstração de que o Centro de Portugal é uma meca para os melhores surfistas mundiais”, refere o presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, para lembrar que como a Nazaré, “ há muitos outros locais privilegiados na costa atlântica do Centro de Portugal para a prática da modalidade”, recordando como por exemplo, a praia Supertubos, em Peniche, que recebe uma etapa mundial da Liga Mundial de Surf, ou Buarcos, na Figueira da Foz, que tem a onda direita mais comprida da Europa.

Esta é a segunda vez que a Nazaré é premiada com a XXL Biggest Wave Award. Em 2015, Sebastian Steudtner tinha ganho na mesma categoria, com uma onda também na Praia do Norte.