NCL abole garrafas de plástico de uso único

Desde 1 de Janeiro, a NCL – Norwegian Cruise Line tornou-se na primeira companhia de cruzeiros a abolir totalmente o uso de garrafas de plástico de uso único a bordo dos seus navios, anunciou a empresa.

A medida, que se tornou possível através de uma parceria com a Just Goods, Inc., permite retirar do meio ambiente mais de seis milhões de garrafas plásticas a cada ano. A bordo dos 17 navios da frota da NCL, as garrafas de água de plástico de uso único são substituídas por outras produzidas sobretudo por materiais renováveis.

A companhia, que já em 2018 tinha abolido as palhinhas de plástico a bordo dos seus navios e nos destinos privados, dá agora um novo impulso ao seu programa ambiental Sail & Sustain que é o seu compromisso em minimizar o desperdício em aterros, reduzir a sua taxa de emissões de CO2, aumentar o uso de fontes sustentáveis e investir em novas tecnologias.

“Este é um momento muito especial e de orgulho para nós”, refere Harry Sommer, presidente e CEO da Norwegian Cruise Line. “Enquanto linha de cruzeiros líder, estamos contentes por ter este impacto, eliminando garrafas de bebidas descartáveis em toda a nossa frota. É apenas uma das maneiras pelas quais trabalhamos e nos esforçamos para preservar os nossos oceanos e os destinos que visitamos. Embora este seja apenas o começo daquilo que podemos fazer, estamos incrivelmente comprometidos com o nosso programa Sail & Sustain e acreditamos sinceramente na importância de preservar os nossos recursos naturais. Continuaremos a esforçar-nos para tomar decisões ambientalmente conscientes em benefício do nosso planeta”.

Refira-se que as novas embalagens, feitas com 82% de materiais renováveis – a parte em cartão é proveniente de árvores desenvolvidas em florestas geridas de forma responsável e a tampa é feita de plástico à base de cana-de-açúcar -, são recicláveis e de utilização contínua.