Norte-americanos vão viajar “em massa” para Portugal

Numa tradução livre é assim que o site norte-americano TravelPulse intitula um artigo em que fala da atractividade que Portugal está a conquistar junto dos turistas dos Estados Unidos. “É oficial, Portugal é um dos lugares mais em voga [hottest place] para viajar”, afirma o site.

O site diz ter identificado um “interesse crescente” por parte dos norte-americanos em viajar para Portugal, “estimulado por mais transporte aéreo e pela oferta gastronómica”, frisando que as estatísticas oficiais relativas a 2017 vieram agora dar um sentido real a essa perspectiva, mostrando que “Portugal continua numa trajectória ascendente”.

De acordo com o TravelPulse, em 2016 Portugal recebeu a visita de 391.125 turistas norte-americanos quando entre Janeiro e Outubro de 2017 esse número subiu para 522.653 turistas, responsáveis por mais de um milhão de dormidas. Estes números, sublinha o site, revelam um aumento de 34% entre Outubro de 2016 e o mesmo mês do ano passado, e são 10 vezes superiores aos de há 10 anos.

Segundo o mesmo meio, Portugal conquista críticas muito positivas no mercado norte-americano, nomeadamente junto dos órgãos de comunicação social, e destaca o facto de Lisboa ser considerada hoje em dia a “capital mais cool”, mas lembra também que Portugal como um todo e as regiões do Minho e Açores foram incluídas em várias listas de visitas obrigatórias o ano passado.

Gastronomia, vinhos, uma larga história culinária e restaurantes de grande qualidade são alguns dos motivos que estão a atrair os norte-americanos, mas a estes se juntam o ambiente romântico e o turismo activo (surf, ciclismo…), segundo aponta o TravelPulse que sublinha a contribuição que o turismo está a dar para a recuperação da economia portuguesa.