Novo Conselho de Administração da SATA toma posse a 13 de Agosto

O novo Conselho de Administração do Grupo SATA entrará em funções segunda-feira, dia 13 de Agosto, anunciou o Governo Regional dos Açores. 

Recorde-se que o Governo Regional dos Açores anunciou, no passado dia 14 de Julho, a escolha do gestor de empresas António Luís Gusmão Teixeira para a presidência do conselho de administração da SATA, substituindo Paulo Meneses, que ocupava o cargo desde o final de 2015.

Além, que ocupará o cargo de presidente, o Conselho de Administração integra ainda Ana Maria da Silva Azevedo e Vítor Manuel de Jesus Francisco Costa.

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pela Universidade dos Açores e com larga experiência na área da gestão privada e da formação de recursos humanos, o novo presidente da SATA iniciou a sua carreira profissional como monitor do Departamento de Economia e Gestão da Universidade dos Açores, foi director Empresarial da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, e administrador da EDA, onde assumiu diversos cargos de administração e de gerência em várias participadas daquele grupo.

“Uma profunda conhecedora do Grupo SATA” é como a nota enviada à comunicação social pelo Governo açoriano descreve Ana Azevedo, que exerce funções no grupo SATA desde 1984. Foi chefe do Serviço de ilha e directora do Aeródromo Regional de S. Jorge até 1990, ano em que ingressa na sede do grupo, em Ponta Delgada, como técnica superior de aviação comercial. De 2002 a 2005 foi chefe do Serviço de Planeamento e Gestão e entre 2006 e 2013 foi directora de Planeamento e Exploração do grupo. De 2016 a 2017 exerceu funções como assessora do Conselho de Administração.

Com mais de duas dezenas de formações específicas na área da aviação civil, Ana Azevedo é licenciada em Relações Públicas e Comunicação pela Universidade dos Açores, possuidora de um Mestrado em Gestão pela mesma Universidade e, ainda, uma Especialização em Operações de Transporte Aéreo pelo ISEC.

Vítor Costa, o outro membro do novo Conselho de Administração da SATA é licenciado em Gestão e Administração Pública, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa, e possui uma especialização em gestão de recursos humanos.

Como técnico superior ingressou no Grupo EDA, em 1991, onde desempenhou funções de director de Sistemas de Informação e Comunicações desde 2015. Foi, ainda, director de Auditoria Interna (2015-2017) e de Aprovisionamentos (2006-2015).