Novo guia de turismo acessível em Lisboa

No dia 3 de Dezembro vai ser lançado o primeiro Guia de Turismo Acessível – “Lisboa para Todos”, pretendendo ir ao encontro das necessidades de um público muito específico, as pessoas que se deslocam em cadeira de rodas.

O guia surge em resultado de mais uma medida do Plano de Acessibilidade Pedonal que a Câmara Municipal de Lisboa tem vindo a desenvolver, no âmbito do Pelouro dos Direitos Sociais e da promoção da inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O projecto, em parceria com a Associação de Turismo de Lisboa, pretende informar quem está a preparar uma visita a Lisboa e garantir maior segurança e conforto na viagem.

Todos os equipamentos e serviços visados no guia reúnem condições mínimas que garantem que o turista em cadeira de rodas tem a possibilidade de entrar no edifício, circular autonomamente no seu interior, usufruir do serviço e utilizar uma instalação sanitária adaptada a pessoas com mobilidade reduzida. Foi criada uma rede de percursos pedonais em Belém, Baixa/Cais do Sodré e Parque das Nações, existindo dois tipos de percurso, o verde possível de percorrido autonomamente e o laranja, onde o piso pode ser mais irregular.

No guia, editado em português e inglês, constam 23 hotéis, 28 estabelecimentos de restauração, 6 jardins e miradouros e 18 pontos de atracção turística. São ainda sugeridos 5 tours acessíveis no município de Lisboa, 2 na Região de Lisboa e 4 no Centro de Portugal. O livro de bolso, com 96 páginas, contempla ainda um capítulo dedicado a transportes públicos e privados na cidade e respectivas condições de acessibilidade.

O Guia de Turismo Acessível – “Lisboa para Todos” tem a sua sessão de apresentação no próximo dia 3 de Dezembro, pelas 11h30, na sede da ATL, com a presença de João Afonso, vereador do Pelouro dos Direitos Sociais, e Bernardo Trindade, da direcção da Associação de Turismo de Lisboa.