Novo navio da Costa Cruzeiros levará o nome de Costa Smeralda

Nos estaleiros Meyer, em Turku, na Finlândia, começou a ser construído esta quarta-feira, 13 de Setembro, o novo navio da Costa Cruzeiros. Movido a gás natural liquefeito  (LNG), o novo navio, que deverá começar a navegar em Outubro de 2019, vai ostentar o nome Costa Smeralda, em homenagem ao destino turístico exclusivo do nordeste da Sardenha.

“Decidimos dar ao novo navio da frota Costa o nome de um dos mais famosos e deslumbrantes destinos turísticos de Itália. A região de Costa Smeralda é um lugar excepcionalmente belo que combina toda a excelência que o ‘melhor de Itália’ tem para oferecer, com o charme insuperável que o tornou famoso ao longo dos anos”, anunciou Neil Palomba, presidente da Costa Cruzeiros. O responsável explicou também que a escolha tem também a ver com a parceria estabelecida entre a companhia de cruzeiros e o Consórcio Costa Smeralda que está reconhecidamente comprometido com “o tema e as boas práticas da sustentabilidade. “É com muita honra que o nosso navio Costa Smeralda representará a beleza desta admirável zona turística da Sardenha e será um embaixador de tudo quanto é magnífico em Itália”, acrescentou.

O Costa Smeralda inscreve-se num plano estratégico da Carnival Corporation & Plc para a construção de mais sete navios movidos a GNL, a arrancar no outono de 2018.

Com mais de 180 mil toneladas brutas, o novo navio vai oferecer mais de 2.600 camarotes que irão hospedar cerca de 6.600 passageiros. Um segundo navio, irmão do Costa Smeralda, será entrega pelos estaleiros Meyer Turku em 2021. Ambos os navios serão movidos a GNL, o combustível fóssil mais limpo do mundo, tanto em porto como em mar aberto. A sua utilização irá reduzir significativamente as emissões de gases de escape, em particular enxofre (SO2), nitrogénio (NO2), dióxido de carbono (CO2) e partículas.

No âmbito da cerimónia do corte de aço do Smeralda, esta quarta-feira, a Costa anunciou também a agregação de um novo elemento gráfico que surgirá no arco dos navios da sua frota nos próximos meses: uma versão estilizada da bandeira italiana tricolor. Por outro lado, os nomes de todos os navios da frota Costa vão ser alvo de uma nova estilização, que lhes conferirá maior visibilidade.

“Com o novo elemento gráfico, sublinhamos ainda mais o conceito de ‘italianidade’ a bordo dos nossos navios”, disse Neil Palomba. “Levar o nosso espírito italiano a todos os cantos do mundo sempre foi, para nós, motivo de orgulho. E, a partir de agora, vamos fazê-lo de modo mais explícito ainda, através de uma reprodução da bandeira italiana que ondulará também no arco dos nossos navios”.