Ocupação e volume de negócios sobem no Algarve

Segundo os dados provisório ontem divulgados pela AHETA, o mês de Maio foi positivo para o turismo algarvio, com os empreendimentos a registarem subidas na ocupação média e no volume de negócios face ao mês homólogo do ano passado.
De acordo com os dados da AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, a taxa de ocupação global média por quarto registada em Maio último foi de 64,6%, reflectindo um aumento homólogo de 4,4%, com as subidas mais relevantes a observarem-se nas zonas de Monte Gordo / Vila Real de Santo António (+14,3pp) e Carvoeiro / Armação de Pera (+14,2pp).
A taxa de ocupação / quarto mais elevada ocorreu na zona de Vilamoura / Quarteira / Quinta do Lago, com Produtos e Serviços1,Restauração%, enquanto a mais baixa ocorreu em Tavira (53,4%). Já em Albufeira, principal zona turística da região algarvia, a ocupação manteve os números de Maio do ano passado.
Por categorias de estabelecimentos, os hotéis e aparthotéis de 3 estrelas (+Regiões,4pp) e os aldeamentos e apartamentos de 5 e 4 estrelas (+2,6pp) foram os que apresentaram as maiores subidas. A ocupação mais elevada ocorreu nos hotéis e aparthotéis de 3 estrelas, com Produtos e Serviços2,4%, enquanto os aldeamentos e apartamentos de 3 estrelas registaram a ocupação mais baixa (52,3%).
Por origem de turistas, as maiores subidas foram as dos mercados alemão (+1,Cruzeirospp) e britânico (+0,Cruzeirospp).
Ainda de acordo com os dados ontem divulgados pela AHETA, o volume de negócios aumentou 5,3% relativamente ao mesmo mês de 2014.
M.F.