Odemira quer mais empresas de animação

Para promover “o melhor polvo do mundo”, Odemira organizou um show-cooking com o chef Chakall tendo por estrela precisamente o polvo. Numa animada sessão em plena BTL, Ricardo Cardoso, vereador do Turismo do Município de Odemira, disse ao Turisver.com que “a acção junta duas mais-valias do nosso território: a sua atractividade que leva a que chefs queiram fazer programas na nossa terra e juntar um produto de excelência de Odemira que é o polvo”.
E a ideia surgiu porque o “Chef Chakall está a gravar um programa de culinária na nossa região – Chakall na Quinta –, que passa num dos canais temáticos privados na televisão por cabo”.
Mas nem só de polvo vive Odemira: “Há muitos outros pratos tradicionais de grande qualidade, como os percebes, navalheiras ou sargo, mas o polvo pode ser comido ao longo de todo o ano, ao contrário de outros que têm a sua sazonalidade, pescados na nossa costa de forma tradicional”.
E para combater a sazonalidade “apostamos nas actividades, em oferecer um conjunto de produtos para que as pessoas venham ao nosso território fazer surf, BTT, mergulho, entre outros”. Isto porque, continua o responsável ao Turisver.com, “temos as nossas praias, as melhores de Portugal e estamos convictos disso mesmo, com areais ainda por descobrir”.
Na opinião do responsável do Turismo de Odemira, “as praias são uma grande-valia do território, aliadas à natureza e ao parque natural que fazem com que haja, no contexto do nosso concelho, inúmeras actividades”.
Para oferecer estes produtos, Ricardo Cardoso explica que “temos muitas empresas de animação turística no território, de tal forma que metade da oferta no Alentejo está concentrada no concelho de Odemira”. Mas, continua, “queremos mais, através de novos programas que estamos a desenvolver, designadamente o Odemira Empreende, um programa de incentivos financeiros à criação de negócios, para impulsionar ainda mais o aparecimento de novas empresas de actividades turísticas”.
S.C.F.