Oleiros lança ‘Dez Freguesias, Dez Experiências’ para atrair visitantes

A iniciativa pretende, por um lado, animar o município de Oleiros atraindo visitantes e turistas, e por outro, a divulgação das artes, ofícios e tradições regionais, recorrendo à participação directa e experimentação por parte dos visitantes, envolvendo voluntariamente a comunidade local na sua concretização.

“Dez Freguesias, Dez Experiências” arranca no próximo dia 27 de Janeiro, na freguesia de Isna, com a acção “Atelier da Broa da Isna e da Castanha”. A actividade, que se insere no âmbito do projecto Beira Baixa Cultural, na categoria Ateliers Temáticos de Cultura e Gastronomia, é promovido pela Comunidade Intermunicipal e municípios integrantes, sendo co-financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu / Portugal 2020.  Os ateliers realizam-se sempre no último sábado do mês em que estão programados.

O primeiro atelier é composto por um passeio interpretativo por terras de seculares castanheiros e javalis, onde no início do séc. XX o rei D. Carlos I realizou uma memorável caçada. Ao longo do percurso, os participantes podem ainda experienciar várias fases de elaboração da Broa da Isna e no final, assistir a uma recriação histórica de uma caçada real. A actividade termina com um almoço temático.