OMT: 2016 com mais 46 milhões de turistas internacionais

Em 2016, o turismo internacional “manteve um crescimento sustentado apesar das dificuldades”, sublinha a OMT. As chegadas de turistas internacionais em todo o mundo cresceram 3,9% para 1.235 milhões, superando em 300 milhões o número recorde alcançado em 2008.

O número de chegadas internacionais em todo o mundo superou em cerca de 46 milhões o registo de 2015, com o ano de 2016 a ser “o sétimo ano consecutivo de crescimento sustentável depois da crise económica e financeira mundial de 2009”. De acordo com o Barómetro OMT do turismo mundial, além do número recorde de chegadas de turistas internacionais, “também as receitas turísticas cresceram a um ritmo similar neste período”.

As regiões que mais cresceram foram as da Ásia e Pacífico e África com +8%, seguidas das Américas com +4% e da Europa com +2% (para 620 milhões de turistas) mas onde vários destinos viram as chagadas de turistas internacionais crescer a dois dígitos, enquanto outras decresciam em procura, principalmente por razões de segurança. O único resultado negativo foi registado no Médio Oriente: -4%.

“Nos últimos quatro anos o nosso sector mostrou uma força e uma resistência extraordinárias, apesar dos inúmeros desafios enfrentados, em particular ao nível da segurança. As viagens internacionais continuam a aumentar e a consolidar-se e contribuem para a criação de emprego e bem-estar das comunidades em todo o mundo”, comentou Taleb Rifai, secretário-geral da OMT.