OMT: 500 milhões de turistas viajarão em todo o mundo este Verão

O ano de 2016 arrancou em força no que se refere ao turismo internacional, com as chegadas em todo o mundo a aumentarem 5% entre Janeiro e Abril, segundo o último barómetro da OMT. De Maio a Agosto a estimativa é de 500 milhões de chegadas.

Os resultados foram claramente positivos em todas as sub-regiões e muitos destinos registaram taxas de crescimento de dois dígitos. De acordo com o estudo da OMT, as perspectivas entre Maio e Agosto são também positivas, prevendo-se que neste período, que representa a temporada alta no hemisfério Norte, cerca de 500 milhões de turistas a viajarem para o estrangeiro.

Os destinos de todo o mundo receberam 348 milhões de turistas internacionais entre Janeiro e Abril de 2016, ou seja 18 milhões mais face ao mesmo período do ano anterior (+5,3%). A esta subida soma-se ao já crescimento verificado em 2015 que foi de 4,6%, o que poderá fazer de 2016 o sétimo ano consecutivo de aumento superior à média.

“Os resultados mostram um firme desejo de viajar o que vem impulsionando o crescimento do turismo”, afirmou o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, acrescentando que a procura em todas as sub-regiões do mundo continua sólida, apesar dos desafios presentes, o que demonstra que o turismo é um sector económico dinâmico e resistente”.

Não obstante, e apesar destes bons resultados, Taleb Rifai lembra que, tendo em conta os trágicos acontecimentos dos últimos meses, a segurança continua a ser uma preocupação para todos. “Devemos continuar a colaborar para enfrentarmos esta ameaça global e garantir que o turismo seja parte integrante de todo o plano de emergência e resposta à escala mundial, regional e nacional”, defendeu.