OMT apoia na elaboração de plano estratégico de turismo de Moçambique

O Ministério do Turismo de Moçambique, com o apoio do Banco Mundial, encarregou a OMT para elaborar o seu novo plano estratégico de desenvolvimento turístico, destinado a guiar o crescimento da indústria até 2024.

A OMT decidiu enviar uma equipa de assessores ao país, que trabalhará em estreita colaboração com os técnicos do Ministério do Turismo e outros agentes turísticos fundamentais de Moçambique, para preparar o plano.

O documento é projectado com vista a traçar o caminho a seguir para o turismo em Moçambique e fornece uma estratégia de crescimento do turismo competitivo, bem como um plano de implementação para o desenvolvimento da indústria do turismo no país como um catalisador chave para o rápido crescimento económico e a criação de emprego, e ainda com o objectivo de posicionar Moçambique como um destino turístico líder em África durante a próxima década.

Os aspectos importantes desta estratégia passam, de acordo com a OMT, pelo desenvolvimento institucional do sector, marketing e branding, desenvolvimento de negócios, ordenamento do território, desenvolvimento de recursos humanos, qualidade da hospitalidade, e desenvolvimento do turismo sustentável, em especial em áreas protegidas.

As actividades do projecto finalizam com uma série de seminários de capacitação para representantes oficiais de turismo a nível nacional e provincial sobre a implementação do plano.