OMT avança com convenção internacional sobre protecção dos turistas

A elaboração de uma convenção internacional sobre a protecção dos turistas e os direitos e obrigações dos prestadores de serviços turísticos encontra-se na sua fase final.

O grupo de trabalho da OMT, que se reuniu recentemente, decidiu incorporar os comentários dos Estados membros depois da consulta pública levada a cabo entre Agosto e Novembro de 2016.

A última reunião deste grupo de trabalho, que terá lugar nos dias 28 e 29 de Março na sede da OMT em Madrid, será dedicada a finalizar o texto do projecto de convenção para a sua apresentação na 22ª Assembleia Geral da OMT, em Chengdu (China), em Setembro deste ano.

O crescimento continuado do sector do turismo, as questões relativas à segurança e a expansão de novos modelos de negócio levaram a OMT a trabalhar, desde 2011, na elaboração de uma convenção internacional para proteger os turistas e assegurar a confiança no sector do turismo.

A protecção dos turistas em situações de emergência, a melhoria da cooperação entre os estados e o intercâmbio de informação são questões da máxima importância para a OMT. São igualmente esferas importantes da futura convenção, que visa, em última análise, melhorar a confiança nos prestadores de serviços turísticos.Integram este grupo de trabalho, presidido por Zoltan Somogyi (director executivo de programa e coordenação da Organização Mundial do Turismo) os representantes dos estados membros da OMT, organizações internacionais e o sector privado.