OMT organiza congresso internacional de ética e turismo

O 3º Congresso Internacional de Ética e Turismo: Reforçar a sustentabilidade do sector através de responsabilidades partilhadas, uma organização da OMT, vai decorrer nos dias 27 e 28 Abril em Cracóvia, Polónia.

Este fórum vai discutir formas através das quais o sector do turismo pode aproveitar os princípios da sustentabilidade, da responsabilidade partilhada e da confiabilidade de todos os stakeholders no desenvolvimento das infra-estruturas, produtos e serviços turísticos.

Por outro lado, serão apresentadas boas práticas de cooperação entre os sectores público e privado através de políticas e estratégias baseadas nos direitos humanos, na transparência e na boa governação, que tenham igualmente em conta a voz da sociedade civil.

Sem preocupações de sustentabilidade e comportamento responsável por todas as partes interessadas, o turismo pode desenvolver-se de formas que podem ter impactos prejudiciais ao meio ambiente, esgotar os recursos naturais e a biodiversidade, romper as estruturas sociais e os valores culturais, ignorar a situação dos grupos desfavorecidos e até precipitar a exploração dos seres humanos. Neste sentido, para a OMT, é apenas numa base de ética que se pode aproveitar a enorme capacidade do turismo.

Impulsionada por estas preocupações, a Assembleia Geral da OMT adoptou em 1999 o Código Global de Ética para o Turismo, um roteiro para um desenvolvimento sustentável e responsável do turismo em todo o mundo.Com um conjunto abrangente de princípios que abrangem as dimensões sócio-económicas, culturais e ambientais do turismo, o Código de Ética foi adaptado para ajudar a maximizar os benefícios do turismo, minimizando seus impactos negativos.