OMT organiza III Fórum Mundial sobre Turismo Gastronómico

O evento vai ter lugar entre durante os dias 8 e 9 de Maio do próximo ano, em Donostia, San Sebastián, Espanha, numa organização da Organização Mundial do Turismo e do Basque Cullinary Center.

Já publicamente apresentado o III Fórum Mundial sobre Turismo Gastronómico vai estar dedicado aos vínculos entre o turismo gastronómico e a sustentabilidade, naquele que vai ser o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.

O ano de 2017 marca também o regresso da iniciativa a Donostia, onde foi realizada a primeira edição do Fórum que o ano passado viajou até Lima, no Peru.

“A relação entre a comida e a cultura converteu-se num dos principais motivos para a realização de viagens, mas é também um catalisador do turismo sustentável, uma vez que a gastronomia traz à luz do dia, aquilo que de mais autentico tem cada destino”, afirmou o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, na apresentação do evento.

Já a secretária de Turismo de Espanha, Matilde González, sublinhou o “potencial extraordinário” do turismo gastronómico que, afirmou, “constitui um produto prioritário e transversal da estratégia de promoção turística de Espanha pelo peso crescente na procura turística”.

O evento vai reunir diversos peritos em turismo gastronómico que ali irão debater as ultima tendências e compartilhar produtos inovadores e estudos de casos reais. Entre os temas a abordar via estar “Do campo à Mesa”, painel em que se falará do desenvolvimento de produtos sustentáveis, de políticas públicas e dos benefícios do turismo gastronómico.