OMT partilha o legado do Ano Internacional do Turismo Sustentável

Durante a cerimónia oficial do encerramento do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, 2017, no Palácio das Nações, em Genebra, foi partilhado o legado deste ano, ao mesmo tempo que foi revisto o rumo a tomar de modo a promover a contribuição do turismo para a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Como parte do legado do Ano Internacional 2017, a OMT apresentou os resultados do relatório sobre o turismo e os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável, preparado em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. O relatório examinou os vínculos entre o turismo e os ODS nas políticas nacionais, assim como as estratégias do sector privado, destacando a importância para o sector de diversos objectivos, como o fim da pobreza, educação e qualidade, trabalho não precário e crescimento económico, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis e alianças para alcançar os ODS.

Aproveitando a ocasião, a OMT apresentou o seu Programa de Turismo e Objectivo do Desenvolvimento Sustentável, que tem como objectivo defender a contribuição do turismo sustentável e dos 17 ODS e salientar a plena integração do turismo e dos ODS nas agendas nacionais e regionais, assim como na agenda mundial. Inclui a plataforma online “Turismo e ODS”, um espaço de cooperação destinado a inspirar o sector turístico a actuar, que foi desenvolvido pela OMT, com o apoio da Secretaria de Estado dos Assuntos Económicos da Suíça e a Iniciativa dos Embaixadores.