OMT quer dar mais confiança à indústria do turismo

OMT (Organização Mundial do Turismo) iniciou o desenvolvimento de um quadro jurídico internacional para proteger turistas e inspirar confiança no sector do turismo.

Nos últimos anos, este sector tornou-se uma importância social e económica crescente. No entanto, seu crescimento exponencial levou a novas responsabilidades e desafios, como as ameaças à segurança, novos modelos de negócios ou a necessidade de aumentar a confiança dos turistas nos prestadores de serviços turísticos.

Por esta razão, a OMT criou um grupo de trabalho composto por representantes dos seus Estados-membros, organizações internacionais e do sector privado, a fim de incentivar a criação de uma convenção internacional sobre “A protecção dos turistas e os direitos e obrigações dos prestadores de serviços turísticos “.

Actualmente, a OMT abriu um período de consulta pública entre todos os seus Estados-membros sobre o projecto de convenção. Os principais objectivos da presente convenção são: proteger os turistas e os consumidores, especialmente em situações de emergência, fornecendo -lhes assistência primária e básica, o reforço da cooperação entre os Estados, e clarificar a informação a fornecer nestas circunstâncias, bem como aumentar a confiança dos turistas nos prestadores de serviços de turismo e no turismo em geral.