OMT: Turismo com bons resultados em todo o mundo

O último Barómetro OMT do Turismo Mundial mostra que as chegadas de turistas internacionais cresceram 6% no mundo inteiro, no período entre Janeiro e Abril deste ano, em comparação com o período homólogo de 2016, perspectivando-se um período de Maio a Agosto também muito positivo.

O crescimento sustentado dos principais destinos e uma melhoria constante em outros foram os dois impulsionadores destes resultados positivos. Os destinos de todo o mundo receberam 369 milhões de turistas internacionais nos quatro primeiros meses do ano, 21 milhões mais que em 2016, logo, uma subida de 6%. Este período representa normalmente cerca de 28% do total do ano, cobrindo a temporada de Inverno do hemisfério Norte e a temporada estival do hemisfério Sul, bem como festas como o ano novo chinês e as férias da Páscoa, entre outros.

As chegadas internacionais em destinos de todo o mundo foram positivas, com muito poucas excepções. A maior parte dos destinos que encabeçaram o crescimento em 2016 mantiveram-no, com destinos que apontaram dificuldades em anos anteriores a melhorar nestes primeiros meses de 2017. Neste último caso é de referir os resultados do Médio Oriente (+10%), África (+8%) e Europa (+6%). Taleb Rifai, secretário-geral da OMT, explica que “os destinos que tinham sido afectados por resultados negativos em 2016 estão a dar claras mostras de recuperação num período de tempo muito curto”.

A tendência de crescimento reflecte-se no índice de confiança do Grupo de Especialistas em Turismo da OMT. Foi demonstrada muita confiança para o actual período de Maio a Agosto, sendo as perspectivas as mais optimistas dos últimos 10 anos, também graças às excelentes expectativas da Europa.