OMT: Turismo internacional deve crescer até 4% em 2017

A previsão resulta do último inquérito do grupo de peritos da Organização Mundial do Turismo e está em linha com o crescimento de 3,9% verificado em 2016. Na Europa o aumento de chegadas de turistas internacionais deverá ser um pouco mais débil, estimando-se que fique entre os 2% e os 3%.

Os resultados do último inquérito do grupo de peritos da OMT mostra uma “firme confiança em 2017”, com 63% dos inquiridos a esperar resultados “melhores” ou “muito melhores” que no ano que findou. Através da análise das respostas obtidas, o grupo de peritos estabeleceu para 2017 um crescimento similar a 2016, estimando que as chegadas internacionais em todo o mundo aumentem entre 3% a 4% face ao ano passado.

A Europa, que em 2016 registou um crescimento global de 2%, embora com resultados muito desiguais entre os seus vários destinos, deverá, em 2017,registar um aumento de 2% a 3% nas chegadas de turistas internacionais ficando abaixo da média mundial. Nas regiões da Ásia Pacífico e de África são esperados aumentos entre os 5% e os 6%, enquanto nas Américas se espera um crescimento entre os 4% e os 5%. Já para o Médio Oriente a margem é mais lata, com as previsões de crescimento a ficarem entre os 2% e os 5% “devido à maior instabilidade da região”, sublinha a informação da OMT.