Opinião: Vale a pena investir na Google Adwords?  O «must have» da sua venda direta*

Assim como no mundo da moda, o turismo e a venda online têm os seus próprios «must have».

Concretamente, a transformação digital que o setor das viagens tem experimentado nos últimos anos, fez com que a cada dia seja mais complicado chegar aos potenciais clientes e diferenciar-se da concorrência, não sendo possível esquecer o facto de que na atualidade, uma grande percentagem de viajantes, considera a Internet como o principal recurso a ter em conta para planear e contratar uma viagem.

Como consequência, estamos na disposição de afirmar que não estar no meio nos torna «invisíveis», mas estar, implica seguir uma estratégia que não tem nada de aleatória ou casual, devendo ser analisada minuciosamente, tendo em conta vários aspetos, entre os quais podemos destacar um mais-que-correto desenvolvimento web (responsive), um motor de reservas que se ajuste às nossas necessidades, sem esquecer que são as dos nossos clientes, ou um bom posicionamento. Porque neste momento, aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa no Google e chegar aos utilizadores no momento adequado, é de cumprimento obrigatório ou máximo, se tivermos em conta que os últimos números lançados pelo «pesquisador dos pesquisadores», refletem que um em cada três utilizadores, compraram online uma marca que não procuravam, por duas razões básicas: a informação exibida e o momento em que chegou.

Face a este panorama, a pergunta é: qual é o «must have» do hoteleiro se quer aparecer entre os primeiros resultados no Google, logo no momento em que o cliente quer ter essa informação e potenciar a sua venda direta?

 

A resposta é Google Adwords

Google Adwords é o sistema de publicidade do Google. Um sistema que transformou a forma de promover as empresas, incluindo os hotéis.

A questão é que até há relativamente pouco tempo, o SEO (posicionamento orgânico, natural ou não pago) era uma ferramenta necessária para o posicionamento. Não era simples, mas era possível. Requeria esforço e apenas os hotéis que se esforçavam para «agradar» à «Google» conseguiam converter-se no miúdo «popular» da turma, obtendo como prémio aparecer numa boa posição.

Contudo, agora com a evolução do marketing de pesquisadores, o SEO, pouco a pouco, desceu posições, dando lugar ao posicionamento pago.

E chegou Adwords, a ferramenta do google que lhe permite publicar o seu anúncio de forma rápida e simples, controlando o orçamento que quer dedicar e selecionando as palavras pelas quais quer chegar aos seus utilizadores.

 

Mas também…

  1. No momento em que cria uma campanha de Adwords e ajusta a oferta, o seu anúncio começa a mostrar-se. Uma vez criada, pode otimizar as palavras-chave, reajustar ofertas ou analisar dados e, entretanto, a sua campanha já estará em funcionamento! É RÁPIDO…
  2. Os seus anúncios de rede de pesquisa só aparecerão a potenciais clientes que querem um hotel na sua zona, com o seu nome ou com características semelhantes. É EFICAZ…
  3. Só paga, se o utilizador clicar no seu anúncio. Se se mostra 100 vezes e ninguém clicar, o custo será 0. Paga, portanto, o que consome e tem controlo absoluto sobre o orçamento que pretende gastar. É RENTÁVEL…
  4. Dependendo das suas necessidades e objetivos, tem a possibilidade de fazer diferentes campanhas, quer seja para aumentar as suas reservas, incrementar a visualização de um vídeo ou a notoriedade da marca do hotel. AJUSTA-SE ÀS SUAS NECESSIDADES…
  5. Oferece-lhe a possibilidade de fazer campanhas de remarketing. Este tipo de campanha, consiste em continuar a mostrar anúncios a utilizadores que já visitaram a sua web mas não realizaram a reserva ou clientes que se alojaram nessa mesma data do ano anterior. Estes anúncios aparecerão em forma de display, ou banner gráfico num jornal digital ou em qualquer web que visitem. MAIS…?

 

Tudo isto somado a uma boa segmentação, pode chegar a dar excelentes resultados, ou seja, permitirá obter um «bom» ROI, alcançando o retorno esperado sobre o investimento através de uma campanha rentável.

Adwords, portanto, tornou-se um enorme melhor aliado da venda direta, uma vez que oferece um bom posicionamento a baixo custo. Por isso, é muito importante que o hoteleiro comece a trabalhar com Google Adwords e se familiarize com conceitos como conversão, oferta ou remarketing, que foram já parte do setor.

 

Sobre a Paraty Tech

 

Na Paraty Tech, «somos» uma empresa de serviços tecnológicos e soluções de revenue management e marketing online, especializada no setor hoteleiro. Os nossos dois pontos fortes são o conhecimento profundo do mundo da hotelaria e a nossa capacidade de criar tecnologia própria.

Um dos nossos principais objetivos é conseguir aumentar as vendas através das reservas da sua própria página web, tendo em conta que a venda direta é o canal com maior rentabilidade, uma vez que reduz a dependência de terceiros, diminui o custo por reserva, cria uma imagem de marca, fideliza os clientes, aumenta os rendimentos diretos do hotel e incrementa a ocupação.

Convidamos-vos a visitar a nossa web http://www.paratytech.com/pt/ e a contactar-nos sempre que necessitem de ampliar qualquer tipo de informação, através de info@paraty.es

*Luisa Fanjul

Communications Manager 

Paraty Tech