Todos os indicadores subiram na hotelaria em Lisboa e área metropolitana

No acumulado de Janeiro a Dezembro todos os indicadores da hotelaria tanto na cidade como na região de Lisboa tiveram evoluções positivas, segundo dados publicados esta quarta-feira pelo Observatório do Turismo de Lisboa.

Durante o ano de 2017, a hotelaria na cidade de Lisboa registou um aumento de 5,6% na taxa de ocupação média por quarto, mais 13,6% no preço médio por quarto vendido (Average) e mais 20,1% no preço médio por quarto disponível (RevPar).

Contabilizando apenas o mês de Dezembro, o Observatório indica que a taxa de ocupação média por quarto na capital teve uma subida de 9,9% face ao período homólogo de 2016, evidenciando-se os estabelecimentos de 3 estrelas com um aumento de 13,4%.

A mesma tendência verificou-se também no Average com os estabelecimentos de 4 estrelas a destacarem-se e a registar uma subida de 11,5%. Quanto ao RevPar, o acréscimo de 20,7% permitiu atingir os 53,97 euros.

No que se refere ao total da região de Lisboa para o último mês do ano passado, o Observatório aponta um crescimento de 11,7% face ao Dezembro de 2016, na taxa de ocupação por quarto em todas as categorias de unidades hoteleiras, mas com destaque para os estabelecimentos de 3 estrelas.

Na Área Metropolitana de Lisboa, o Average atingiu os 86,92 euros, com os estabelecimentos de 4 estrelas a registar o maior crescimento, ou seja, +10,8%. No entanto, a progressão mais favorável aconteceu ao nível do RevPar, tendo-se verificado um aumento de 22,2%, correspondendo a 47,49 euros. A subida deste indicador foi observada em todas as unidades analisadas.