Palácio de São Bento da Vitória à venda com projecto para hotel

O imóvel, localizado em pleno Centro Histórico do Porto, nos números 12 a 20 da Rua de São Bento da Vitória, que liga a Ribeira aos Clérigos, está à venda e pode vir a ser hotel, já que tem projecto aprovado para este efeito.

 

O emblemático edifício, que se destaca pelo seu carácter histórico e pela sua localização, tem aprovado um projecto para instalação de uma unidade hoteleira constituída por 75 quartos e que agrega uma área de construção de 6.148 m2. Para além do palacete, o espaço integra  logradouro, pátio exterior e zimbório.

Entre as valências do projecto conta-se um bar com entrada directa pela Rua de São Bento da Vitória, sala de pequenos-almoços polivalente, podendo acolher eventos de até 200 pessoas, e com acesso directo ao jardim;  miradouro com cerca de 150 m2; rooftop com bar no topo do edifício; lugares de estacionamento e zona de serviço para cargas e descargas no interior da edificação, explica a Predibisa, consultora imobiliária escolhida para a comercialização do Palácio.

Construído em 1832, o Palácio de São Bento da Vitória, também conhecido por Casa da Baronesa da Regaleira, “possui um alto valor patrimonial e encontra-se em óptimo estado de conservação”, esclarece a consultora, sublinhando que “o imóvel incorpora evidências da sua génese neoclássica, apresentando na sua fachada frontões triangulares e um ilustre pórtico principal em arco de volta perfeita, ladeado por pilastras de discreta elegância. A fachada de tardoz do edifício é largamente ocupada por janelas e varandas com vistas privilegiadas sobre o casco histórico da cidade”.

No interior, o Palácio, de planta quadrangular, apresenta um saguão em granito lavrado, rodeado por varandas e janelas que se abrem do mezanino e coberto por um zimbório. Destaque também para o vestíbulo da entrada, adornado por painéis de azulejo.