Palmela celebra o vinho e a vinha na Festa das Vindimas

A Festa das Vindimas de Palmela decorre entre 3 e 8 de Setembro, com a sua 53ª edição a celebrar, uma vez mais, a tradição vitivinícola do concelho.

Os principais factores de animação da festa são a Pisa da Uva, a Bênção do Primeiro Mosto, o Cortejo dos Camponeses e os Cortejos Alegóricos. Estes últimos, a decorrer no domingo e na terça-feira, contam com 13 carros dedicados ao tema “Uvas são vida”.

O programa é completo com animação musical, provas desportivas ligadas ao tema e o Festival de Folclore, com a participação de ranchos folclóricos do concelho, no final da tarde de domingo. No centro do certame, o Largo de São João, estarão presentes doze empresas vinícolas da região da Península de Setúbal, compondo a Feira de Vinhos, com o Moscatel de Setúbal em destaque.

Em 2015 o acesso à Festa das Vindimas e ao Centro Histórico de Palmela é facilitado, com a abertura de um novo parque de estacionamento, nas imediações na Igreja de São Pedro. A festa é organizada pela Associação de Festas de Palmela, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela.