Paris: Turismo recuou 6% em 2016

Dados oficiais do organismo de turismo de Paris, a procura turística da cidade registou uma queda de 6% no corrente ano face a 2015, embora o terceiro trimestre tenha trazido “sinais positivos”.

A quebra deu-se principalmente ao nível dos mercados externos, com as dormidas de estrangeiros na hotelaria da região parisiense a recuarem cerca de 10% face ao ano passado, enquanto as dormidas de nacionais devem recuar apenas 2%. A contribuir de forma positiva esteve o turismo de negócios que contribuir com mais 28% de dormidas na hotelaria que em 2015.

A subir estiveram também as chegadas de turistas da China e do Médio oriente, com as estimativas a apontarem para novo crescimento em 2017. Também os mercados de proximidade, como a Bélgica e a Holanda mostraram alguma resiliência, com quebras moderadas em 2016, tal como aconteceu com os Estados. Segundo o organismo oficial de turismo de Paris, todos estes mercados poderão contribuir para que o turismo parisiense retome no próximo ano um ciclo de crescimento.