Parque dos Dinossauros inicia construção na Lourinhã

Esta concluída a primeira fase de construção do Parque dos Dinossauros da Lourinhã, projecto apoiado pelo Turismo de Portugal, através de um financiamento parcial pelo COMPETE 2020. O município já emitiu também o alvará de construção deste empreendimento, que vai combinar a vertente museológica com uma componente ao ar livre.

O Parque de Dinossauros da Lourinhã vai localizar-se no Pinhal dos Camarnais, área verde cedida pela autarquia à empresa promotora PDL – Parque dos Dinossauros da Lourinhã, Lda. Estão a ser cumpridos os prazos previstos no desenvolvimento deste empreendimento, que, após terminar os trabalhos de preparação do terreno, inicia agora a construção do edifício e áreas exteriores. Este é um projecto para todos os públicos e faixas etárias, um parque de âmbito intergeracional que pretende receber turistas de todo o mundo, bem como investigadores da área de paleontologia, estudantes e outros grupos.

A entrada do complexo visa uma área de restauração e uma loja do museu, bem como um laboratório para observação da preparação de fósseis, que depois vão ser expostos no espaço museológico. É onde o visitante vai conhecer os achados de dinossauros provenientes da região, os futuros e os que se encontram actualmente em exposição no Museu da Lourinhã. Numa primeira fase, no exterior vão-se encontrar 120 modelos de dinossauros construídos à escala real e cientificamente certificados, sendo que o maior apresenta um comprimento superior a 23 metros. Os primeiros modelos podem ser vistos a partir de Março deste ano.

O conceito do parque temático assenta no slogan “A ciência é divertida” e democratiza o acesso ao conhecimento científico. As três entidades parceiras envolvidas no projecto, GEAL, Município da Lourinhã e PDL, vão apoiar, também, a descoberta de novos achados na região da Lourinhã. O parque, que deve ser inaugurado no início de 2018, vai permitir a criação de 15 novos postos de trabalho directos, beneficiar a economia local e projectar a Lourinhã enquanto “capital dos dinossauros”. Beneficiará também o país, sendo que o parque vai integrar a rota dos grandes destinos lúdico-turísticos da Europa.