Pavilhão Carlos Lopes “devolvido à cidade” para “servir o futuro”

O Pavilhão Carlos Lopes foi devolvido à cidade e vai agora “servir o futuro”, disse o presidente da Câmara de Lisboa durante a cerimónia de inauguração que decorreu sábado, 18 de Fevereiro. A cerimónia, que contou com a presença do primeiro-ministro foi também ocasião para homenagear Carlos Lopes e distinguir o anterior presidente adjunto do Turismo de Lisboa, Mário Machado.

      

O Pavilhão Carlos Lopes voltou sábado à vida, reinaugurado no dia em que o campeão olímpico que lhe cede o nome comemorava o seu 70º aniversário. Carlos Lopes foi por isso a figura central da cerimónia de inauguração, tendo recebido, das mãos do edil de Lisboa, Fernando Medina, e do primeiro-ministro, António Costa, a Chave do Pavilhão. Carlos Lopes é também o mote da exposição permanente do Pavilhão, onde figuram troféus e iconografia respeitante à sua carreira, que na altura foi também visitada pelos convidados.

A Carlos Lopes se referiu o primeiro-ministro que sublinhou as “grandes alegrias” que deu ao país, tendo feito “os portugueses voltarem a ter a capacidade de acreditar”. António Costa agradeceu também Câmara e à Associação Turismo de Lisboa, por “devolverem à cidade e ao país um equipamento que faz parte da nossa memória colectiva”.

Já o presidente adjunto do Turismo de Lisboa, Jorge Ponce de Leão, agradeceu à Câmara Municipal de Lisboa o empenho na solução encontrada para a requalificação do Pavilhão Carlos Lopes, como parte integrante “uma estratégia a longo prazo, que vem tornando Lisboa um dos mais importantes destinos turísticos do mundo”.

Para Fernando Medina, o dia 18 de Fevereiro fica marcado como “um dia especial, que devolve o Pavilhão à cidade”. Um equipamento que, acrescentou, vai “servir o futuro, acolhendo os mais diversos eventos, dispondo dos mais modernos dispondo dos mais modernos equipamentos e tecnologias, ao mesmo tempo que preserva todos os seus elementos identitários”.

A cerimónia de inauguração do Pavilhão foi também aproveitada para o presidente da Câmara entregar a Medalha Municipal de Mérito ao anterior presidente adjunto da ATL, Mário Machado, que durante diversos mandatos assumiu aquelas funções directivas no turismo lisboeta em representação do sector privado.

Fotos: Câmara Municipal de Lisboa