Peixe em Lisboa a partir de 30 de Março no Pavilhão Carlos Lopes

A 10ª edição do Peixe em Lisboa, o mais emblemático dos eventos gastronómicos portugueses dedicado à gastronomia de mar, vai ter lugar de 30 de Março a 9 de Abril no recém-reaberto Pavilhão Carlos Lopes.

A iniciativa conta com a participação de diversos chefes e restaurantes nacionais e estrangeiros, e este ano as novidades são muitas.

A grande novidade em provas nesta 10.ª edição do Peixe em Lisboa é a Prova de Pataniscas (dia 3 de Abril), na qual os participantes convidados apresentam a concurso pataniscas cozinhadas à moda lisboeta. Trata-se de uma prova cega perante um júri que irá avaliar e pontuar as pataniscas, tendo em conta factores como o “Aspecto”, o “Crocante da massa”, o “Sabor e consistência do interior”, a “Ausência de gorduras” e o “Sabor global” numa escala de 0 a 10. O júri distinguirá os três melhores classificados, ficando os mesmos com acesso automático à final do ano. Esta novidade vem juntar-se a outras provas e iniciativas que marcaram presença nas últimas edições, como a prova “ADN de Pasteleiro”, realizada pela primeira vez na edição do ano passado e que dado o sucesso volta a marcar presença (dia 31 de Março). A sempre concorrida prova “O Melhor Pastel de Nata” também se mantém (dia 5 de Abril), estando ainda previsto, ao longo de todos os dias do evento, tertúlias, harmonizações enogastronómicas e sessões de showcooking.

A pensar nas famílias, a 10.ª edição do Peixe em Lisboa conta com uma área exclusivamente dedicada às crianças, onde os mais pequenos podem fazer experiências culinárias que têm o peixe e o marisco como estrelas principais, assim como aprender a cozinhar com ingredientes frescos e a comer de forma saudável, com a ajuda de nutricionistas.

O habitual Mercado Gourmet, onde os visitantes podem encontrar uma vasta oferta de produtos de mercearia fina, azeites, vinhos, gelados, chocolates, enchidos, queijos, doçaria tradicional, utensílios de cozinha e conservas sem esquecer a indispensável banca de peixe fresco, estará nesta edição integrado no Food Court, instalado no salão principal do Pavilhão Carlos Lopes.

À semelhança do ano passado, estão ainda previstas noites com horário prolongado às sextas e sábados até à 1hora.

Nesta 10.ª edição do Peixe em Lisboa o sistema de pagamento passa a ser feito através de cartões de consumo pré-carregados com 6 euros.

Outra grande novidade na edição deste ano é a existência da App do Peixe em Lisboa 2017, disponível para iOS e Android, onde pode ser encontrada toda a informação sobre todos os detalhes do evento, perfis dos restaurantes e chefes, assim como uma agenda personalizável.

O Peixe em Lisboa é uma organização da Associação Turismo de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e produção da DOT Global e LGSP Events.