Pestana Porto – A Brasileira recupera história do Porto

O Pestana Porto – A Brasileira City Center & Heritage Building, aberto desde o passado mês de Março, é a mais recente unidade hoteleira a integrar a marca Pestana Collection Hotels. O hotel de 5 estrelas veio dar nova vida ao edifício histórico do centro do Porto, inspirando-se nas memórias daquela que foi em tempos uma das mais importantes cafetarias da cidade.

O hotel de luxo toma lugar junto ao Teatro Sá da Bandeira, da Estação de São Bento e da Avenida dos Aliados. Conta com 90 quartos e suites distribuídos por seis pisos que foram buscar inspiração às especiarias trazidas para Portugal na época dos Descobrimentos. Do piso um ao piso seis encontram-se, respectivamente, elementos que fazem lembra o café, chá, cacau, pimenta, canela e anis, com os corredores que dão acesso aos quartos a ostentarem os odores destes produtos.

O hotel, que apresenta um jardim interior, ginásio e sala de reuniões, veio reavivar a histórica cafetaria portuense que lhe deu nome, com mais de 115 anos de história. O piso térreo, para além da recepção do hotel, conta com a cafetaria A Brasileira, bem como com o restaurante A Brasileira, sob a batuta do chef Rui Martins, a mente por detrás dos RIB Beef & Wine Porto e Lisboa. A ementa do restaurante foi buscar inspiração à história da cafetaria, bem como a outras casas históricas e de renome do Porto.

A cafetaria A Brasileira surge de uma parceria entre o Grupo Pestana e a Vernazza Coffee Roasters, para fazer justiça ao velho slogan “o melhor café é o da Brasileira”, servindo somente café de especialidade, de uma qualidade superior ao habitual café comercial. Na recuperação do edifício foram preservadas as características originais da fachada, bem como da cafetaria e do restaurante.

Recorde-se que o Pestana Porto – A Brasileira resulta de uma parceria de apoio à gestão celebrada entre a empresa OPPA – A BRASILEIRA, LDA do empresário António Oliveira, promotor e investidor único do projecto e o Grupo de Dionísio Pestana, passando a integrar os canais de distribuição do maior grupo hoteleiro internacional de origem portuguesa.