Pico vai ter museu sobre construção naval

A ilha do Pico vai contar com um museu sobre construção naval. O Governo dos Açores já anunciou que vai investir 3,5 milhões de euros na edificação do novo museu, que ficará localizado em São Roque do Pico.

O concurso deverá ser lançado ainda esta legislatura e a obra terá um prazo de execução de 16 meses, de acordo com o secretário Regional da Educação e Cultura.

Avelino Mendes, que acaba de realizar uma visita à ilha, disse que o acervo do futuro museu, a instalar na freguesia de Santo Amaro, vai contemplar artefactos ligados à construção naval, além de integrar colecções particulares e públicas relacionadas com esta actividade.

Refira-se que a construção naval tem tradição nas várias ilhas nos Açores, mas onde persistiu por mais tempo foi precisamente no Pico, curiosamente em Santo Amaro.

Segundo o secretário regional, ainda é hoje em Santo Amaro, praticamente, o único sítio dos Açores onde se constroem barcos de alguma dimensão, e onde existe um certo dinamismo em redor da construção naval, daí o aparecimento deste núcleo museológico”, que vem acrescentar outros espaços desta natureza, como um dedicado aos baleeiros, nas Lajes do Pico, e outro à indústria baleeira, em São Roque do Pico.