Pilotos da Ryanair na Irlanda em greve dia 20

Os pilotos da Ryanair que com base na Irlanda vão paralisar no dia 20 de Dezembro, anunciou esta terça-feira o sindicato irlandês Impact.

Em causa está o reconhecimento de uma instância única de representação do pessoal no plano europeu, o que tem sido recusado pela administração da Ryanair.

“Os pilotos com contratos na Irlanda, maioritariamente comandantes, não vão trabalhar, afirma o sindicato, para acrescentar que “esta acção vai provocar perturbações e terá custos significativos para a companhia”, citado pela Lusa.

Os pilotos da Ryanair em Itália anunciaram também uma paralisação de quatro horas para a próxima sexta-feira, dia 15, e os pilotos da companhia com base na Alemanha afirmaram que podem igualmente aderir ao movimento grevista.

Refira-se que, em 30 anos de existência, a companhia nunca tinha enfrentado um movimento social dos pilotos como este, depois do cancelamento de milhares de voos nos últimos meses.

Recentemente, a companhia teve de cancelar 20 mil voos previstos entre meados de Setembro e Março do próximo ano, que a empresa justificou como problemas no planeamento de férias, mas vários pilotos indicaram à AFP que, com o agravamento das relações com a administração, muitos profissionais saíram para outras companhias.